Neurociência & Aprendizagem
Neurociência pedagógica: abordagem neurobiológica e multidisciplinar sobre a complexidade cerebral na sala de aula

Professor representa um importantíssimo foco afetivo para o aluno

por Marta Relvas



O professor deveria ser, segundo Relvas (2009):
"Um estimulador de aprendizagem, um verdadeiro "jardineiro" de memórias cognitiva, afetiva e emocional"
A história de cada um se limita à sua memória. Nesse sentido, um dos maiores estudiosos da memória, o norte-americano James Mc Gaugh, citado por Izquierdo (2011, p.22), disse que: "a característica mais saliente da memória é o esquecimento".

E o que as nossas memórias têm a ver com os aspectos da aprendizagem na sala de aula?

Quem de nós não teve um professor ou uma professora que ainda se lembre com carinho e afeto? Ou talvez outro que nem goste de lembrar, pois só provocou tristezas e inseguranças?

Qual o papel do professor para ajudar o aluno a desenvolver um cérebro saudável?

Vale refletir!

1. Dificuldades de aprendizagem podem decorrer de dificuldades afetivas e vice-versa.

2. O professor representa um importantíssimo foco afetivo para o aluno: como um modelo de identificação, agente das "regras sociais", "sucessor ou substituto" dos pais.

3. A situação de ensino-aprendizagem se insere na esfera mais ampla da educação:

- Professores tornam-se educadores quando enfrentam sua tarefa em toda a sua complexidade, sem perder suas competências e habilidades.

- Professores e alunos devem ter na situação de ensino-aprendizagem um contexto de construção e não de destruição.

4. A escola é o lugar onde corações e mentes devem encontrar espaço de desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social.

- Tal princípio é válido do ensino infantil à graduação universitária!

Então, vale uma dica:

Esquecer do inútil e nocivo, lembrar do útil e prazeroso, certamente, consiste em uma boa fórmula para a manutenção de um cérebro saudável.

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Marta Relvas
é professora, neurobióloga, neuroanatomista psicanalista e psicopedagoga
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