Neurociência & Aprendizagem
Neurociência pedagógica: abordagem neurobiológica e multidisciplinar sobre a complexidade cerebral na sala de aula
Para que haja aprendizagem é fundamental a motivação
por Marta Relvas

"Só existe memória se existir aprendizagem"

A Neurociência Pedagógica trata do educando como um ser humano e este não pode ser esquecido na escola como tal. É preciso ser visto com afetividade, sendo respeitado na sua individualidade, com suas histórias pessoais.

Atuar como Professor na *EJA (Educação de Jovens e Adultos) não é uma tarefa fácil, mas pode ser considerado um grande desafio para o profissional da Educação.

Os educandos da EJA têm seu tempo de aprendizagem, o que tem a ver com as sinapses neurais, o interesse do cérebro de recompensa e o desejo do sistema límbico. Então não existem educandos "atrasados", eles estão no seu tempo, porém, o que fica em evidência é que a autoestima deve ser desenvolvida todo o tempo no seu ambiente escolar.

Memória e aprendizagem caminham juntas. Aprendizagem é a modificação do comportamento, como resultado da experiência ou aquisição e de novos conhecimentos acerca do meio social ou do ambiente que se vive; e a memória é a retenção desse conhecimento por um tempo determinado

Só existe memória se existir aprendizagem. Se a pessoa não aprende nada, não tem experiências adquiridas não tem o que guardar na memória. Então, na verdade todos aprendem de alguma maneira alguma coisa. A aprendizagem é para vida toda, até que se finde a existência.

Dica importante para o professor que leciona na EJA:

Para que haja aprendizagem é fundamental que haja motivação. Através da motivação o indivíduo sente vontade de aprender porque é algo importante na vida, porque vai trazer recompensas, e quando esse indivíduo o aprende automaticamente guarda na memória. A motivação ajuda à fixação da memória!

* Missão do EJA é atender alunos que não conseguiram completar os estudos no tempo previsto da idade. Só faz o EJA o aluno que perdeu os estudos e passou da idade.

Artigos relacionados - clique no título



>>> Aumento de capacidade aeróbica melhora cognição em adolescentes, indicam estudos

>>> Inteligência muda e gera comportamentos inteligentes

>>> O lado obscuro da inclusão escolar

>>> Atividade física precoce pode melhorar funções cerebrais ao longo da vida


 
Colunas relacionadas:
Luiz Alberto Py Cérebro & Corpo Mente na Terceira Idade Eu
 
e leia textos anteriores
 
Marta Relvas
é professora, neurobióloga, neuroanatomista psicanalista e psicopedagoga
>> Mais informações >>

Clique aqui
para falar com Marta Relvas
para a página principal