Beleza
Dicas para ter uma boa aparência de forma saudável

Como cuidar da pele após cirurgia plástica

por Sonia Corazza



A formação de edemas (inchaços) depois da cirurgia refere-se à cada pessoa, mas também é afetada por alimentação e estilo de vida. Para você ter o melhor resultado estético de qualquer intervenção cirúrgica corretiva, é prociso adotar alguns cuidados simples e importantes. Quem fuma e ingere muito alimento industrializado, por exemplo, incha mais. Alguns alimentos aumentam a retenção de líquidos, portanto no período pós-cirúrgico evite embutidos, como salame, presunto, salsicha ou linguiça. Também é bom deixar temporariamente fora da sua mesa os enlatados e alimentos prontos, como lasanha, massas, pão de queijo e outros recheados de gordura vegetal hidrogenada.

Como cuidar da pele na região operada

Para higienizar a área afetada depois da plástica, escolha sabonetes líquidos hipoalergênicos de pH neutro, de preferência sem corante e sem perfume, usando água morna para remoção das impurezas. Procure na formulação ingredientes como camomila e pantenol, que são calmantes para a pele. Enxágue bem, enxugue e aplique uma loção hidratante bem fluida, espalhando em movimentos suaves. Escolha um hidratante de efeito tensor, que melhore a tonificação da pele e ajude na regeneração. Procure no seu produto hidrante ingredientes como hidroxiprolina, vitaminas (B5 e E) e ceramidas, que irão ajudar na recuperação do tecido cutâneo.

O sol deve ser evitado ao máximo, se tiver que sair durante o dia adote um filtro com FPS- 50 e cubra a área da cirurgia com chapéus, roupas e óculos.

Ajude a drenagem de toxinas

O corpo responde a agressão do processo cirúrgico produzindo substâncias anti-inflamatórias e também toxinas. Para ajudar no processo de drenagem das linfas, adote diariamente os chás de ervas frescas, como hortelã, lavanda e camomila, pois esses vão ajudar na eliminação das impurezas, minimizar o inchaço, fazendo com que seu organismo se recupere bem mais rápido.

Artigos relacionados - clique no título


>>> Cirurgia plástica: Especialista alerta sobre modismos

>>> Lipo, plástica, silicone... resolvem problema de autoestima?

>>> Cremes que adiam a cirurgia plástica

>>> Garotas adolescentes podem fazer cirurgia plástica?


 

Colunas relacionadas:
Vida Saudável Nutrição Funcional Medicina Complementar Psicologia do Esporte
para ler artigos anteriores
 
Sonia Corazza
é engenheira química especializada em cosmetologia
>> Mais informações >>
Clique Aqui
e compre o livro
"Mais jovem a cada dia" de
Sonia Corazza
para a página principal