Cyber Vida a Dois
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à vida a dois

Separei-me e está muito difícil... Como superar?



por Anette Lewin

Estou passando por um processo doloroso de separação, um casamento de 20 anos e mais 5 de namoro. Tomei esta decisão mas está muito difícil. Não tive alternativa, pois não o aceito mais como ele é. Porém, acho que ainda o amo muito.

 "Acredite que você pode ir e voltar quantas vezes quiser embora idas e voltas tragam cicatrizes" Resposta: Você tomou a decisão mas ainda não terminou esse processo. Tem a possibilidade de seguir em frente ou de voltar atrás. Essa é a parte mais difícil e sofrida da separação. Ninguem tem certeza absoluta quando se separa.

Portanto, seus sentimentos ambíguos são esperados e perfeitamente aceitáveis. Porém, só você pode decidir os próximos passos uma vez que a decisão de se separar é sua. Avalie o que ganha e o que perde nesse processo.

Ouça os outros mas não tome sua decisão por eles. Acredite que você pode ir e voltar quantas vezes quiser embora idas e voltas tragam cicatrizes. E, sobretudo, perceba que, independentemente do rumo que esse processo terá, um dia ele acaba e você se sentirá mais aliviada.

Artigos relacionados - clique no título

>>> Afinal, o que é amar alguém? Existe alma gêmea?

>>> É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

>>> Por que trair implica em sacrifício?

>>> Após a traição, como seguir em frente?

Esta coluna trata exclusivamente de RELACIONAMENTO AMOROSO, não trata de astrologia, pedimos a gentileza de enviar somente perguntas pertinentes ao tema RELACIONAMENTO AMOROSO.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Cyber Vida SexualSexoLuiz Alberto PyAmor
para ler as respostas
 
Anette Lewin
é psicóloga
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Anette Lewin
para a página principal