Cyber Drogas
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro
Síndrome de abstinência de cocaína causa dor de cabeça e taquicardia? O que fazer?
por Danilo Baltieri

Há um mês não uso cocaína, mas eu estou passando uma fase muito ruim. Meu coração acelera, sinto dor de cabeça todos os dias, tem vez que penso que vou até morrer. Quero voltar a ser como eu era antes.

Resposta: Os principais sintomas da síndrome de abstinência de cocaína/crack são: sensação de fadiga, sonhos ruins, insônia ou aumento do sono, aumento de apetite, agitação psicomotora ou retardo psicomotor, sintomas depressivos, irritabilidade, fissura intensa pela droga.

Pode-se classificar a síndrome de abstinência de cocaína em três tipos:

a) Imediata, também conhecida como “crash”: ocorre cerca de 1 a 3 dias após a cessação do consumo da cocaína, com duração de cerca de uma semana;

b) Síndrome de abstinência propriamente dita: ocorre cerca de uma a duas semanas após a cessação do uso da substância e pode durar até 10 semanas;

c) Síndrome de abstinência tardia ou “protraída”: pode durar por vários meses.

Os sintomas mais produtivos, caracterizados pelos expostos acima, são mais frequentes nos dois primeiros tipos. Na síndrome de abstinência tardia ou protraída, o mais notável sintoma é a fissura intensa pela droga. A fissura pode também se manifestar de diferentes formas e através de sintomas bastante particulares para cada paciente.

No entanto, o consumo crônico da cocaína também está associado a várias alterações no funcionamento cardíaco, cerebral, circulatório, pulmonar, etc. Sendo assim, o dependente dessa substância deve estar em tratamento médico especializado para auxiliá-lo nessas fases de abstinência, bem como para ser adequadamente avaliado quanto às possíveis consequências físicas e psiquiátricas nocivas relacionadas a este consumo.

Você deve procurar profissional especializado para ser adequadamente avaliado, diagnosticado e tratado.

Artigos relacionados - clique no título

>>> Cocaína: Existe síndrome de abstinência tardia?

>>> Cocaína: Como desintoxicar-se?

>>> Existe tratamento natural para desintoxicar-se da cocaína?

>>> Quais as consequências do uso regular de cocaína só nos finais de semana?

Caros leitores, todas as respostas anteriores estão disponibilizadas online. Pode ser que sua pergunta já tenha sido respondida.

Acesse aqui mesmo todas as respostas e esclareça já a sua dúvida! Basta clicar no link abaixo

Todas as respostas Respostas sobre álcool e maconha Respostas sobre cocaína e crack Respostas gerais sobre consumo de drogas

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Colunas relacionadas:
MenteLuiz Alberto PyMente na Terceira Idade Cyber Saúde Mental
para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Danilo Baltieri
Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Danilo Baltieri
para a página principal