Vida Saudável
Dicas relacionadas à nutrição para a sua saúde

Consumo diário de suco de laranja reduz o mau colesterol e aumenta o bom, indica estudo
por Jocelem Salgado

Estudos realizados na Universidade de Harvard mostraram que o consumo de um copo diário de suco de laranja favorece a redução do mau colesterol e aumento do bom.
A maioria das frutas cítricas é proveniente da Índia e da China, onde eram cultivadas há aproximadamente 3000 anos. Elas chegaram ao Ocidente somente após o descobrimento do continente Asiático pelos exploradores. Por muito tempo essas frutas eram consideradas exóticas.

Hoje, são usadas na alimentação diária da população mundial. Atualmente elas são o principal tipo de fruta tropical e subtropical cultivada no mundo, sendo a produção mundial de 74 milhões de toneladas. Dentre os cítricos mais populares as laranjas (Citrus sinensis) têm um papel de destaque, pois representam 70% da produção total. Os principais países produtores são o Brasil, Estados Unidos e China. Nos últimos anos o Brasil tem produzido aproximadamente a metade de todas as laranjas processadas do mundo. A popularidade da laranja não está associada somente ao seu sabor característico e custo acessível, mas principalmente aos seus benefícios a saúde.

A laranja é reconhecida como um alimento fonte em vitamina C, mas a sua contribuição para a saúde vai além desse fato. Ela é um alimento com alto valor nutricional, possue quantidades consideráveis de vitaminas e minerais como o betacaroteno, folato e potássio. Uma outra característica dessa fruta é que ela é rica em fibras e compostos bioativos conhecidos como flavonoides.

Vitamina C

A vitamina C é necessária para a saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos. Ela desempenha diversas funções biológicas, atua na formação de colágeno, aumenta absorção de ferro presente nos alimentos, reduz o nível de colesterol e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Essa vitamina como antioxidante contribui para a redução do risco de aterosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

Betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento natural presente em frutas e verduras de cor amarela e laranja. Dentre as funções conhecidas destacam a atividade antioxidante e atividade pró-vitamínica A. Esse composto contribui para a prevenção de câncer, infarto e outras doenças.

Folato

O folato ou ácido fólico pertencente ao complexo B (vitamina B9), participa do metabolismo dos aminoácidos e da síntese dos ácidos nucléicos. É essencial para a formação das células do sangue. A deficiência de folato resulta em baixo crescimento, anemia megaloblástica (má formação dos glóbulos vermelhos), elevados níveis de homocisteína circulante e risco aumentado de doenças coronarianas.

Potássio

O potássio é importante para o funcionamento dos nervos e alguns estudos mostram que ajuda a reduzir o risco de hipertensão.

Fibras

A ingestão de fibras proporciona diversos benefícios, entre eles a redução do colesterol total e triglicerídeos, aumento da sensação de saciedade, melhora o funcionamento intestinal e consequentemente atua na prevenção de doenças como diverticulite, constipação intestinal e câncer de cólon.

Flavonoides

Os flavonoides são substâncias que atuam como antioxidantes e podem diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, pesquisas recentes mostraram influência positiva dos flavonoides no metabolismo de lipídios. Os flavonoides que estão presentes em maior concentração na laranja são hesperitina e a naringerina. Todos esses compostos juntos atribuem ao suco de laranja benefícios à saúde que foram amplamente estudados.

Segundo pesquisadores do UT Southwestern Medical Center, a ingestão diária de um copo de suco de laranja pode prevenir a recorrência de cálculos renais de maneira mais efetiva que outros sucos de frutas cítricas. Esse estudo foi publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisas também relatam o efeito protetor do suco de laranja contra doenças cardiovasculares por diferentes mecanismos como: aumento de HDL, redução de LDL oxidado, inibição de agregação plaquetária e proteção contra isquemia do miocárdio.

Em estudo com animais realizado pela Faculdade de Medicina da USP concluiu que o suco de laranja tem efeito sinérgico ao tratamento convencional da aterosclerose com estatina e fibratos que são as drogas comumente indicadas para o tratamento da aterosclerose. Isso significa que a eficácia desses princípios ativos pode ser intensificada quando associado ao consumo de suco de laranja.

Segundo duas pesquisas realizadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara (SP) a associação de atividade física com o consumo diário de suco de laranja também pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares. A pesquisa mostrou que mulheres que ingeriram 500 ml de suco de laranja antes dos exercícios tiveram um aumento de 18% no colesterol bom (HDL) e redução de 15% no colesterol ruim (LDL oxidado). No caso dos homens, a pesquisa mostrou que também houve redução nos níveis de colesterol total e do LDL.

Estudos realizados na Universidade de Harvard também mostraram que o consumo de um copo diário de suco de laranja favorece a redução do mau colesterol e aumento do bom.

Apesar dos benefícios comprovados, para algumas pessoas o consumo de suco de laranja não é recomendado. Indivíduos com síndrome do colo irritável (SCI), úlceras pépticas, hérnia do Hiato ou esofagite devem tomar cuidado quanto ao consumo de suco laranja, ou mesmo da fruta devido ao seu nível de acidez.

Para aqueles que podem consumir o suco de laranja é importante seguir algumas dicas para aproveitar todos os seus benefícios:

- Dar preferência para o consumo de suco de laranja in natura, pois, os sucos industrializados em sua maioria perdem quantidades consideráveis de vitamina C, minerais, fibras e compostos bioativos como os flavonoides.

- Para as pessoas que são diabéticas o consumo de suco de laranja deve ser feito durante as refeições principais como almoço ou jantar, porque possui elevado índice glicêmico provenientes do açúcar da fruta (frutose)

- Para as pessoas que estão fazendo regime para emagrecer o cuidado com o suco de laranja é necessário. Ele apresenta um valor calórico significativo devido à elevada concentração de açúcar. Uma dica é misturar o suco da laranja com suco de outras frutas como limão ou de maracujá e adoçar com adoçante.

- Outra dica importante é de fazer o suco de fruta no momento em que for consumir. Se fizer com antecedência guardar sob refrigeração em recipiente opaco que não permita a passagem de luz e com tampa. Também se deve evitar o armazenamento em recipientes de metais.

Para encerrar este artigo deixo uma receita muito nutritiva e saborosa de suco de laranja.

Suco de laranja com cenoura

Ingredientes

- 4 laranjas médias

- 2 cenouras pequenas

- Açúcar a gosto

Modo de preparo

- Esprema as laranjas e coloque o suco em um liquidificador.

- Lave bem e raspe as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranja.

- Bata para incorporar bem os ingredientes.

- Adoce a gosto e sirva gelado.

 

Artigos relacionados - clique no título



>>> Alimentos que contêm ômega 9 e seus benefícios à saúde

>>> Consumo adequado de alimentos é mais eficaz que suplementação de vitaminas

>>> Entenda por que as dietas da moda não funcionam

>>> Na geladeira: Será que você sabe acondicionar os alimentos de forma correta?


 

Colunas relacionadas:
Nutrição Funcional Cyber Drogas Psicologia do Esporte Cérebro e Corpo
para ler artigos anteriores
 
Jocelem Salgado
Profª. Titular em Nutrição LAN/ESALQ/USP/Campus, Piracicaba
>> Mais informações >>
Clique aqui
e compre o livro
"Guia dos Funcionais" de
Jocelem Salgado
Clique aqui para falar com Jocelem Salgado
para a página principal