Cyber Fitness
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à atividade física, condicionamento físico, boa forma, corpo saudável...

Como escolher um tênis para caminhada? Preciso saber meu tipo de pisada?


por Simone Sarti

Escolha adequada do tênis ajuda a prevenir lesões Resposta: Há algum tempo atrás não se dava muita importância para qual tipo de tênis usar. Já hoje em dia, com estudos cada vez mais avançados e com a preocupação de melhorar a performance de atletas e esportistas, a biomecânica da pisada alcançou um lugar de importância.

Mesmo que você não sinta dores ou desconforto ao caminhar ou correr, saber como pisa, pode fazer grande diferença na hora de comprar um tênis e também na hora de se exercitar. Se não for para diminuir algum desequilíbrio, será para aumentar ou melhorar a performance do atleta ou não. Tanto na caminhada como na corrida (clique aqui e leia), cada um tem seu próprio estilo e características bem individuais. Escolher o tênis adequado vai inclusive ajudar a diminuir o risco de lesões.

A forma mais comum e acessível de se descobrir que tipo de pisada é a sua, são os aparelhos instalados nas grandes lojas de esportes. São feitos em esteiras equipadas com filmadoras ou com eletrodos colocados em pontos específicos do pé, tornozelo e panturrilha ('batata da perna') e fazem uma análise de alinhamento e angulação. Esses testes porém não são 100% confiáveis.

Se você já tem alguma fragilidade, sente desconforto ou dores, é melhor procurar um local especializado para fazer a baropodometria, que é o estudo da pisada e por consequência da postura. É um sistema computadorizado de alta tecnologia que analisa as pressões e forças desenvolvidas na região plantar de ambos os pés, através de uma palmilha bem fina ligada ao computador, que capta exatamente os pontos de pressão e distribuição do peso. O teste é feito correndo andando e parado, com tênis e descalço, nos dois pés e individualmente.

Os três tipos de pisada

O resultado vai determinar com precisão se você é um:

- Pronador: tende a iniciar o movimento com a parte mais interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna e finalizar o movimento mais na área do hálux (dedão);

- Supinador: tem um apoio maior na parte externa do calcanhar, seguindo pela borda externa do pé e o impulso final se dá mais nos últimos dedos;

- Neutro: o início da pisada abrange todo o calcanhar, segue uniforme por todo o pé e o impulso final é dado com apoio nos três últimos dedos.Tendo os resultados em mãos, é indicada uma palmilha específica que você vai usar no seu tênis, que será indicado também pelo especialista. Portanto nessa relação entre tênis e pés,existem fatores de grande importância.

Kit básico de um bom tênis

Caso o indivíduo não queira ou não possa passar por toda essa avaliação, deve levar em consideração alguns itens básicos para a compra do seu tênis para caminhada:

- Ele deve ser leve e flexível principalmente na parte frontal;

- Ter amortecimento moderado, pois na caminhada o impacto é bem menor;

- Ser muito confortável e ter cano baixo para permitir mobilidade ao tornozelo.

Artigos relacionados - clique no título

>>> Qual é a quantidade e intensidade de exercício físico adequado à melhora da saúde mental?

>>> Sempre procuro movimentar meu corpo no dia a dia. Deixei de ser sedentário?

>>> O que fazer para melhorar meu rendimento na corrida?

>>> Caminhada em ritmo intenso pode trazer os mesmos benefícios de uma corrida?



ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Psicologia do Esporte Cérebro & Corpo Fisioterapia Nutrição Funcional
para ler respostas anteriores
 
Simone Sarti
é personal trainer com pós-graduação em fisiologia do exercício (USP)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Simone Sarti
para a página principal