Cyber Emoção
Seção dedicada a responder e-mails relacionados às emoções

Como lidar com uma pessoa muito próxima que tem uma doença comprovada, mas recusa tratamento?
por Rosemeire Zago

Sou casada há 27 anos, meu marido tem diabetes, já foi ao médico, mas se recusa a se tratar. O que eu faço?

Busca de informações sobre a doença, paciência, diálogo e perseverança é o caminho indicado Resposta: O mais indicado é fazer com que ele perceba a necessidade e importância do tratamento, mostrando-lhe artigos baseados na literatura. Como você cita que ele já foi ao médico, acredito que o mesmo tenha dado todas as orientações necessárias, não é mesmo?

O fato dele negar a se tratar e assim ter um controle sob uma doença tão séria, não trará conseqüências apenas para ele, mas para você e a família como um todo. Ele tem essa consciência? O que ele justifica para negar tal tratamento?

O apoio dos familiares é imprescindível, como colaborar para uma reeducação alimentar, incentivar a fazer atividade física, mas nada por ser feito sem a colaboração e desejo dele. Ainda que ele negue, não desista. Procure participar de palestras, artigos específicos e compartilhe com ele. Aos poucos ele poderá tendo uma maior consciência do quanto o controle da doença poderá melhorar diretamente sua qualidade de vida.

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Luiz Alberto PyRoberto ShinyashikiIntegre-seEu
para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Rosemeire Zago
é psicóloga clínica com
abordagem junguiana
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Rosemeire Zago
para a página principal