Equilibre-se
Dicas para seu equilíbrio, felicidade e tranquilidade

Aprenda a viver no momento presente e livre-se do estresse
por Emilce Shrividya Starling

A vida perde o frescor, a vibração quando ficamos presos nos velhos padrões de pensamento, emoções, sentimentos do passado ou ficamos alimentando expectativas pelo futuro.

Para aprender a viver o momento presente é importante perceber o que estamos pensando. É essencial este autoconhecimento: detectar como são nossos pensamentos para dissolver os padrões errôneos. Precisamos começar a observar nossa mente, ser a testemunha de nossos sentimentos.

Toda a negatividade é causada pela negação do presente. A ansiedade, o estresse, a preocupação, todos os tipos de medo são causados por pensar em excesso no futuro e por não estar presente.

Os sentimentos de culpa, tristeza, arrependimento, amargura, incapacidade de perdoar são causadas pelo excesso de passado e pouca presença.

Assim quando perceber que está muito ansioso, preocupado, com estresse, com medos, observe seus pensamentos ligados ao futuro, corte-os na raiz e substitua-os por pensamentos do momento presente. Procure se focar no que está fazendo, com a mente mais concentrada e tranquila.

Quando perceber que está triste, com depressão, revoltado com as pessoas ou acontecimentos, remoendo lembranças dolorosas do passado, dissolva esses pensamentos e sentimentos negativos acessando o poder do momento presente.

Todas as transformações que podemos fazer para melhorar nosso futuro estão no aqui e no agora. O presente tem o poder de nos libertar da preocupação com nossos problemas.

O único lugar, onde pode ocorrer a verdadeira mudança, onde podemos dissolver o passado e ficarmos livres da ansiedade do futuro, é no agora.

O agora, o momento presente tem muito poder. Podemos ser felizes agora, e não em um futuro longínquo e ou em um passado ilusório.

Achamos que nosso sofrimento e nossos problemas dependem apenas dos acontecimentos ou das pessoas. E, muitas vezes isso é verdade, mas apesar de tudo que nos acontece, podemos ser mais felizes se soubermos como lidar com a disfunção básica da mente: o apego ao passado e ao futuro; e a negação do momento presente.

Mesmo que todos os nossos problemas fossem resolvidos, se não estivermos mais presentes e mais conscientes no Agora, outros problemas irão surgir, como uma sombra a nos seguir aonde formos.

Você não pode ser feliz no passado. Você não pode se libertar no futuro. O poder está no agora.

A chave para alcançar suas metas, realizar seus desejos, ser mais livre e autoconfiante é estar no presente.

Você pode dizer: “Mas estou tão infeliz neste momento. Eu estaria me iludindo se tentasse me convencer de que tudo está bem. O que me dá força para seguir é ter esperança em um futuro melhor”.

Sim, é bom ter esperança. É bom ter uma mente positiva que somente coisas boas acontecerão para nós. Entenda, porém, que não podemos ficar focalizados apenas na esperança no futuro, pois isto seria negar o momento presente, e isto seria focar em nossa infelicidade.

Este momento é o resultado de coisas que aconteceram no passado. E nos tornamos infelizes se ficamos presos a isto, não aceitando essa situação presente.

Estamos colhendo os efeitos de nossos pensamentos, palavras e ações de vidas sucessivas e também do nosso passado. Revoltar-se, brigar com a vida, ficar se lamentando, se culpando, culpando Deus ou o destino, é uma atitude imatura e infantil. Precisamos entender que temos o que precisamos e merecemos. E, o momento presente é a nossa colheita.

Não podemos mudar muitas coisas no momento presente, pois as causas estão no passado que não existe mais, mas podemos mudar nossa atitude. Isto faz toda a diferença.

Podemos mudar o COMO pensamos, sentimos, aceitamos, falamos e fazemos. Desta maneira, estaremos mudando os efeitos de nossa colheita, diminuindo nosso carma, superando e transcendendo nossas dores.

Não possuímos nada neste mundo, nem ninguém. Nem nosso corpo, nem posses. Somente possuímos o tempo presente e, senão estamos vivendo o agora, não possuímos nada.

Com a prática das posturas da hatha yoga, a meditação, o relaxamento, a consciência da respiração, o treinamento da mente concentrada e tranquila nos tornamos mais presentes para sentir o encantamento da vida.

A meditação diária é como uma alquimia que pode nos ajudar a viver o momento presente. Ao meditar, purificamos e limpamos o lixo mental dos pensamentos sobre o passado e das preocupações com o futuro.

Pratique yoga e acalme seu coração, aquiete sua mente, descubra suas qualidades e das outras pessoas.

Sinta entusiasmo e gratidão pelo valor inestimável, pelo presente precioso, do momento presente. Fique em paz!

Artigos relacionados - clique no título


>>> Como libertar-se da prisão do passado e viver o momento presente?

>>> O significado da impermanência

>>> Aprenda a meditar caminhando

>>> Enfrentando um desafio? Saiba como superá-lo sem estresse

Colunas relacionadas:
YogaOutro LadoNeoxamanismoEu
para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Emilce Shrividya Starling
é professora de Hatha Yoga
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Emilce Shrividya Starling
para a página principal