Viver bem
Dicas para seu bem-estar e saúde
Reike: Técnica de aplicação de energia pelas mãos realmente funciona?
por Elisa Kozasa

Reike - Trata-se de uma prática de aplicação de energia curativa pelas mãos. O reike tem sido usado para alíviar o estresse, dores físicas e em cuidados paliativos Um paciente com câncer em estágio terminal deita-se em uma maca. O terapeuta simplesmente toca com atenção e gentileza alguns pontos de seu corpo, concentrando-se cerca de cinco minutos em cada um deles. Após cerca de meia hora, o paciente se levanta e relata estar se sentindo aliviado e mais disposto. Esta é uma cena que descreve brevemente uma sessão de reiki.

Há algum tempo, esta prática tem ao menos despertado curiosidade: o reiki. Trata-se de uma prática de aplicação de energia curativa pelas mãos, realizada por um profissional devidamente treinado na técnica. O indivíduo que vai receber a aplicação, fica em geral deitado e o terapeuta vai colocando suas mãos sobre determinados pontos do corpo com o intuito de emanar uma energia curativa para o cliente. Esse tipo de prática gera várias questões:

Será que funciona? Será que existe essa energia?

Apesar dessas questões não estarem completamente respondidas, o próprio National Institutes of Health, órgão que regulamente as práticas em saúde nos Estados Unidos, tem o reiki como uma das práticas incluídas em setores de cuidados paliativos.

Pessoas com câncer metastático, problemas cardiovasculares, enfisema, transtornos mentais, têm procurado essa prática em hospitais e clínicas que cuidam do gerenciamente e alívio da dor física e mental.

Uma experiência interessante ocorre no Pain and Palliative Care Service do Warren Grant Magnuson Clinical Center em Maryland nos Estados Unidos. Nesse serviço, a partir do momento em que se observou que os pacientes tinham um rápido alívio do estresse com essa prática, ela começou a ser utilizada nos cuidados paliativos. Além dos mestres reiki, pessoas treinadas e iniciadas na prática, os próprios pacientes e seus familiares têm sido treinados na técnica que pode ser auto-aplicada também.

Os praticantes de reiki acreditam que a prática pode ser utilizada não apenas para alívio de males físicos, mas também psicossociais e espirituais. Os estudos científicos nesta área estão apenas começando, mas devido à fama que a prática obteve a partir de seus praticantes e de seus clientes, ela está sendo utilizada em várias clínicas importantes como terapia complementar.

Respostas para qual é a natureza dessa energia, e até que ponto existe a influência de um efeito placebo não estão respondidas ainda. Mas devido à ausência de contraindicações, e da própria solicitação dos pacientes por experimentar seu uso, tem se tornado um importante adjuvante no alívio do estresse e de dores físicas.

Dicas de leitura

Paliative care services at the NIH includes reiki and other mind-body modalities. Advances in Mind Body Medicine. Summer 20(2):30-31, 2004.

Artigos relacionados - clique no título

>>> Entenda a medicina funcional

>>> Aplicação terapêutica da hipnose nos dias atuais

>>> Sente dores no corpo? Saiba os caminhos para o tratamento

>>> Qual a diferença entre medicina complementar, alternativa e integrativa?

Colunas relacionadas:
Holismo Yoga Equilibre-se Medicina Complemntar
para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Elisa Kozasa
é pós-graduada em psicobiologia - mestrado e doutorado - (Unifesp)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Elisa Kozasa
para a página principal