Os 50 anos da famosa Índia
Duo Canta Viola relembra sucessos eternos de Cascatinha e Inhana
por Beto Feitosa

"Índia teus cabelos, nos ombros caídos/Negros como as noites que não têm luar/Teus lábios de rosa para mim sorrindo/E a doce meiguice deste teu olhar". Difícil imaginar alguém que nunca tenha ouvido os versos da guarânia Índia na versão de José Fortuna. Só com a primeira gravação em português, da dupla Cascatinha e Inhana, foram vendidas 300 mil cópias em um ano. Um número exorbitante já para os padrões da época.

O sucesso dura até hoje, 50 anos depois do lançamento, já tendo sido gravado duas vezes por Gal Costa, Ângela Maria, Agnaldo Timóteo, Paulo Sérgio e Taiguara. Dentre as últimas, ganhou versões de artistas de tribos diferentes, dentre eles Tetê e Alzira Espíndola, Elymar Santos, Leonardo, Maurício Pereira e Ithamara Koorax. E até ganhou uma divertida e debochada continuação na voz de Eduardo Dussek, A índia e o traficante.

Para comemorar o meio século de sucesso, o Duo Canta Viola, formado por Laura Campanér e Zé Terra, relança o primoroso CD Colcha de retalhos, projeto acústico lançado em 2001. O formato traz a simplicidade sertaneja da dupla, somando vozes, violões e violão caipira, e relembra alguns sucessos inesquecíveis de Cascatinha e Inhana, donos incontestáveis do sucesso.

Além de Índia, estão lá sucessos eternos como Meu primeiro amor, Chué chuá, Colcha de retalhos, Serra da Boa esperança, Sertaneja e Guacyra. Todo um rico repertório do inconsciente coletivo.

Com um pé no presente, as únicas duas músicas inéditas recriam o clima bucólico de uma cidade do interior. Zé Terra assina, ao lado de Luisa Gimenez, É bem cedo. Laura traz uma composição sua ao lado de Luisa e Bel Carrilho, Água, que fecha o disco. A música foi composta durante uma viagem ao interior paulista, em uma tarde de chuva, viola e café.

A simplicidade da música sertaneja produzida no Brasil há 50 anos entra em contraponto aos cowboys de asfalto de hoje, que participam de rodeios cruéis e trocaram as modas de violas por boleros eletrônicos.

CD Duo Canta Viola - Colcha de retalhos
CD Cascatinha e Inhana - Índia
matéria anterior:
  • Elizah esbanja simpatia em CD de estréia