por Beto Feitosa

A cantora carioca Eveline Hecker escolheu as canções do paulista José Miguel Wisnik para seu primeiro CD solo. A ponte aérea cultural resultou em um casamento feliz e bem sucedido.

A relação do compositor com o universo carioca não é novidade. Wisnik, que nasceu em São Vicente, litoral de São Paulo, se diz um paulista do mar. Em 2000 lançou seu segundo CD, São Paulo Rio. Na faixa título se juntava aos músicos cariocas Marcos Suzano e Carlos Malta no que define como "marcha drum'n'bass".

O namoro musical de Eveline e Wisnik já completa dez anos. Enquanto maturava seu canto, conhecia melhor as canções. Logo na primeira demo Beth Carvalho se emocionou e garantiu para Eveline: "Wisnik está para você como Nelson Cavaquinho está para mim". A afinidade faz de Eveline co-autora do compositor. "Sinto que fiz essa canção em parceria com você", diz a letra de Mais simplesouça um trecho. Mas intimidade vem aos poucos. E os dois esbanjam na faixa de abertura, Ponte aéreaouça um trecho, quando apenas o piano de Wisnik acompanha Eveline.

Eveline participou do grupo Arranco de Varsóvia, cantou no coro que acompanhava Tom Jobim e mesmo assim confessa que sentiu um pouco de medo quando a amiga Patrícia Pillar disse que era a hora de tocar o que a cantora chama de seu "mais caro projeto". Convidaram Zeca Assumpção para fazer a direção musical e o que era apenas idéia se transformou em uma verdadeira obra de arte.

O CD Ponte aérea traz músicas já conhecidas nas vozes de Gal Costa (Assum branco), Zizi Possi (Mais simples e Se meu mundo cairouça um trecho), Elza Soares (Comida e bebida) e Ná Ozetti (A olhos nus). Não importa se Eveline não foi quem as descobriu; o grande mérito da idéia está em reunir, pela primeira vez, a obra do compositor em um só trabalho. E com qualidade igual, Eveline sabe interpretar muito bem as músicas que já conhece há tempos.

Na capa do CD Eveline olha para o alto com um sorriso estampado no rosto. Como se esperasse o avião que traz de São Paulo a música de José Miguel Wisnik. Mas nem precisa, no CD Eveline prova que esse encontro está dentro dela, não depende de nenhum meio de transporte. Pela sintonia da cantora e do compositor, São Paulo pode ser bem mais perto do Rio que se imagina.

 compre aqui direto da gravadora:
CD Eveline Hecker- Ponte aérea
matéria anterior:
  • Pitty faz shows no Rio