Balé mulato ganha os palcos
Daniela Mercury estréia novo show em São Paulo

por Beto Feitosa
foto show Niterói: Leticia Vinhas

O elogiado CD Balé mulato, de Daniela Mercury, estréia nos palcos paulistanos nesse final de semana. Depois de aquecer as turbinas em um show gratuito para comemorar o Dia Internacional da Mulher em Niterói, Daniela se apresenta nos dias 11 e 12 de março, no Citibank Hall, e chega ao Rio nos dias 16 e 17 no palco do Canecão.

Por mais que ainda seja confundida com uma cantora de axé, a música de Daniela Mercury desenvolveu uma linguagem própria, aceitando misturas, referências e interferências. Parte da Bahia para o mundo globalizado. Essa trajetória começou com o ótimo CD Sol da liberdade (BMG, 2000) e permeou os trabalhos seguintes da cantora, nem sempre com bons resultados, mas com a coragem de quem ousa experimentar. Digna de aplausos, ainda mais em um estilo que normalmente não permite espaço para criatividade.

Para esse show Daniela concebeu um espetáculo visual que traduz sua música. No cenário, criado pelo artista plástico Joãozito a partir dos conceitos artísticos de Daniela, a estética barroca interage com a cena das favelas brasileiras emolduradas pelos panos de chita. O conceito de iluminação é de Irmã Vidal e busca criar, em harmonia com o cenário e o figurino, uma atmosfera diferenciada do padrão comum aos shows de música. A direção cênica é de Antrifo Sanches, olhar que coordena os elementos que fazem parte da cena e organiza as coreografias que trazem movimentos de danças da cultura afro-brasileira e da capoeira atreladas à dança contemporânea. O resultado deste trabalho em equipe encabeçado pela própria Daniela é uma cena múltipla, ousada, irreverente e acima de tudo, vibrante.

O repertório privilegia o novo trabalho, incluindo a releitura de Meu pai Oxalá, de Toquinho e Vinicius, as baladas Topo do mundo Olha o Gandhi Aí, sucesso do carnaval de 2005, e antigos hits que não podem ficar de fora como Ilê pérola negra, Maimbê e O mais belo dos belos.

Daniela Mercury apresenta seu Balé mulato no Citibank Hall, em Sâo Paulo, nos dias 11 e 12 de março. No final de semana seguinte é a vez do Rio balançar com o show que acontecerá no Canecão.


Daniela Mercury - Balé mulato
Temporada: 11 e 12 de março
Local: Citibank Hall - Av. Jamaris, 213 - Moema - Sâo Paulo
Informações: (11) 6846.6040
Horário: sábado, às 22h e domingo, às 20h


matéria anterior:
  • Guinga nas cordas de Marcus Tardelli
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS