Tudo vira bossa
Menescal veste Beatles e Burt Bacharach com sonoridade brasileira

por Beto Feitosa

Comemorando 70 anos, Roberto Menescal nem pensa em mudar seu ritmo. Dirigindo seu selo Albatroz, o compositor e guitarrista dá asas a projetos especiais que levam sua assinatura. Dois dos novos lançamentos transformam em bossa nova sucessos dos Beatles e de Burt Bacharach.

A idéia não é nova. Menescal já pintou em cores tropicais o repertório de Elvis Presley e de Frank Sinatra. O próximo artista a ter suas músicas abrasileiradas é Stevie Wonder. O projeto está em fase de pré-produção.

O álbum Bacharach bossa club traz a cantora Patty Ascher em 14 grandes sucessos do compositor. O projeto faz parte das comemorações dos 80 anos de Burt, e casa com os 50 anos do movimento da bossa nova.

A bossa de Patty está mais próxima de Julie London do que de João Gilberto. Mas o ritmo brasileiro que encantou o mundo está impresso através dos arranjos de Menescal em um disco que enche de orgulho seu idealizador. Com passaporte carimbado, o álbum já tem lançamento certo no exterior e até uma turnê pela Europa agendada.

Pouco antes chegou ao mercado o CD Liverpool bossa. Para essa empreitada foi convidada a cantora Monique Kessous, que interpreta onze músicas imortalizadas pelos Beatles. O casamento prioriza as baladas do grupo, mas também há adaptações de rocks como A hard day's night e She loves you.

Esse CD tem arranjos assinados por Raymundo Bittencourt e traz na banda Márcio Menescal, responsável pela programação e samplers do precursor BossaCucaNova. Ao contrário do projeto dedicado a Bacharach, esse disco foi feito sob encomenda para o mercado japonês, onde chegou ao primeiro lugar em vendas. Depois de chegar ao Brasil já tem lançamento marcado na Argentina e em toda América Latina.

O nome de Menescal é sempre associado ao barquinho da bossa. Ampliando os horizontes da música, o capitão do selo Albatroz marca o nome de seu selo em projetos que mantêm a chama da bossa brasileira que encanta o mundo há meio século.


Tudo sobre Roberto Menescal em Ziriguidum.


matéria anterior:
  • Fernanda Cunha e Zé Carlos visitam obra de Tom e Chico
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS