Reunião musical da família Assad
Registro da turnê Um songbook brasileiro une três gerações em DVD

por Beto Feitosa

Reuniões familiares acontecem todos os dias. Mas quando a família Assad se encontra no palco isso merece um registro. Um magnífico DVD lançado no Brasil pela Rob Digital mostra pais e irmãos em total harmonia com a música em apresentações pela Europa. Lançado também em CD, Um songbook brasileiro leva o espectador para compartilhar com a família momentos sublimes de arte e emoção.

São três gerações unidas pela arte. A cantora e violonista Badi Assad tem carreira consolidada na Europa, e aos poucos vai trazendo sua arte ao Brasil. O Duo Assad, formado por seus irmãos Sérgio e Odair já desde os anos 80 se apresentam regularmente em países da Europa e nos EUA. Seu repertório sempre passou pela obra de mestres como Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Hermeto Pascoal.

Mas os três irmãos não são os primeiros músicos da família. Seu Jorge, grande patriarca, é bandolinista autodidata e fez questão de investir – e acreditar - na paixão pela música dos filhos. Dona Odete, a matriarca, acompanhava a família cantando em serestas informais e turnês improvisadas.

Em 2004, Sérgio, Odair e Badi realizaram o grande sonho de juntar no palco toda a família. Que aí já contava com adesão da terceira geração. Os novatos foram criados em meio a brincadeiras musicais, harmonizações e daí não podia sair outra coisa se não as vozes afinadíssimas de Clarice, Rodrigo, Carolina e Camille.

A turnê dos sonhos da Família Assad estreou em janeiro daquele 2004 em São Paulo. De lá seguiu viagem para o exterior. No Palácio de Belas Artes de Bruxelas, em outubro, a família registrou o encontro que agora chega em DVD.

O Duo Assid abre o show com um arranjo para Baião malandro, de Egberto Gismonti. Logo convida a irmã Badi para juntar seu violão em Baião de gude, de Paulo Bellinati. Ao longo do show Badi ainda vai mostrar sua voz cantando ou fazendo sua percussão característica.

Como o nome deixa dica, o repertório faz um apanhado de grandes momentos da música brasileira, desde Sinhô (Gosto que me enrosco), Cartola (As rosas não falam lindamente cantada por Dona Odete) e Jacob do Bandolim (Doce de côco) até Gilberto Gil (Oriente), Caetano Veloso (Jóia) e Chico Buarque (Todo o sentimento).

Ainda há espaço para composições da própria família como Ondas e Ad lib, de Clarice, Seu Jorge e Dona Inca, de Sérgio e Badi e The being between, parceria de Badi e Jeff Young.

São nove artistas de uma mesma família unidos pelo amor a música. E com talento de sobra para tornar esse gosto em arte. Depois de assistir o DVD dá uma irresistível vontade de aparecer no próximo almoço de domingo.


Veja From United States of Piauí , clip de Badi Assad.


matéria anterior:
  • Blitz promove festa em DVD ao vivo
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS