A produção jazzística de um músico erudito
Henrique Lissovsky apresenta onze composições próprias em novo CD

por Beto Feitosa

A estrada leva ao deleite. No caminho ótimas pitadas do que se convencionou chamar de samba jazz. Um ritmo que só o brasileiro sabe criar, com a ginga tropical e a criatividade livre do jazz. O músico carioca Henrique Lissovsky mostra esse lado no CD Tem sambajazz na Belazul, lançado pela Delira Música.

Compositor e violonista premiado, Henrique é desses segredos que causam prazer de conhecer. Sua harmonia é rica, passeia por estações musicais sempre com aquele clima de jam session nos melhores templos do jazz. Nas onze composições do CD aparece um Brasil elegante de uma riqueza cultural marcada pela diversidade. É o Brasil do samba, do frevo, e também é o Brasil do jazz. Muitos sotaques, várias escolas dentro de uma mesma cultura.

Henqrique tem o raro dom de navegar bem entre dois campos. Sua formação é na música erudita. Mas não carrega a habitual linguagem acadêmica quando se aventura no popular. Tem a sofisticação, mas de uma maneira natural e espontânea. Trata sua produção no campo da música popular com respeito e carinho, imprimindo uma notória naturalidade que mostra conhecimento de causa. Ele não está olhando de fora.

No melhor estilo dos bons músicos de jazz, Henrique gravou quase todas as faixas ao vivo no estúdio. Acompanhado de músicos de prestígio internacional como Mauro Senise, João Rebouças, Robertinho Silva, Paulo Russo, Joana Queiroz, Rafael Barata e Ivan Conti Mamão, brinca em cima de construções sofisticadas com graça e propriedade. A arena é de feras.

Foi assim quando, em 1990, lançou apenas no mercado europeu o CD Southern cross. A história se repete nesse Tem sambajazz na Belazul, no mercado brasileiro. O improviso corre livre e o diálogo entre os músicos é evidente. Onze novas pérolas que proporcionam o incrível prazer da sofisticação. Desse tipo de disco que leva (e eleva) o nome do Brasil e o prestígio de sua música.


matéria anterior:
  • Maurício Pereira de São Paulo pra Marte
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS