Zeca Baleiro lança CD com trilha de espetáculo de dança
Grupo mineiro inspira compositor em 14 temas inéditos

por Beto Feitosa
conteúdo relacionado
comente aqui BUSCA: Zeca Baleiro em  Ziriguidum

Artista múltiplo que joga em várias posições ao mesmo tempo, Zeca Baleiro lança por seu selo Saravá Discos o álbum Geraldas e Avencas. O CD traz 14 músicas compostas por ele especialmente para a trilha sonora do espetáculo apresentado pelo Grupo de Dança 1º Ato, de Belo Horizonte.

O lançamento é em formado SMD, patente brasileira que busca baratear o preço do CD original. Os títulos são vendidos a R$ 5,00, com preço estampado na capa. A trilha sonora é o primeiro título da Saravá Music no formato.

Nessa trilha sonora Zeca Baleiro mergulha em um assunto que já abordou em seu primeiro CD: os padrões de beleza e ditadura da estética. Em 1997 ele já havia dito: "A sua beleza é bem maior / Do que qualquer beleza / De qualquer salão...". Dez anos depois recebeu o convite de Suely Machado, diretora do grupo de dança, para escrever as músicas do espetáculo.

O artista então mergulhou na história. Além de compor, canta, fez os vocais e toca piano, teclado, guitarra, programação, samplers e percussão. A experiência eletrônica em Artifícios cai na balada cheia de slogans hipnotizadores, que ameniza com a barroca Anjo. A história está sem maquiagens. Com metaleira em cima e clima do Baile do Baleiro, em Turbinada Zeca mostra o bom humor ácido de suas letras. "Ela ficou uma máquina / Mas tudo que eu queria mesmo era uma mulher", resume depois das plásticas, lipos e os modernos tratamentos.

Zeca Baleiro põe o disco no mercado poucas semanas antes do lançamento de seu novo álbum de carreira. Mas ele é assim, múltiplo e raro: como Zélia Duncan apenas a carreira em si não basta, e Zeca Baleiro precisa se expressar em diversas manifestações. Seja em discos como esse, produzindo novos artistas ou resgatando antigos valores. Para dar vazão a esse tipo de projeto, mais comprometido com a arte em si do que com o mercado, Zeca criou seu selo. Em sua carreira esses movimentos paralelos já são conhecidos - e admirados.


matéria anterior:
  • O som nordestino de Nicolas Krassik
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS