Rosa Emília constrói álbum íntimo da obra de Cacaso
Cantora junta parceiros do poeta em disco afetivo

É a própria cantora Rosa Emília quem melhor define seu disco, em texto publicado no encarte: "uma pequena parte de um baú recheado de tesouros". No CD Álbum de retrato - Cacaso, parceiros e canções Rosa junta treze músicas compostas pelo poeta Cacaso e as divide com seus parceiros. Rosa Emília tem intimidade suficiente para transitar bem nesse ambiente. Casada com o poeta falecido em 1987, ela teve o privilégio de ver essas músicas nascerem na sala de sua casa, e foi primeira intérprete de diversas delas.

Em seu novo CD, lançado pela Lua Music, a cantora que hoje vive na Itália reencontra os amigos que freqüentavam sua sala. E nesse clima intimista ela junta colegas como Joyce, Sueli Costa, Zé Renato, Nelson Ângelo, Olivia Byington, Filó Machado e Sérgio Santos em disco gravado entre o Brasil e a Itália. Com Álbum de retratos, Rosa e amigos lembram o poeta no ano em que ele completaria 65 anos.

O disco tem clima intimista com poucos instrumentos participando da festa como se fosse realmente uma reunião informal em casa. Olivia Byington aparece voz e violão em Clarão. A mesma dobradinha acontece com Zé Renato em Lua de vintém e com Joyce em Beira rio. O músico Nelson Ângelo, que também dedicou um álbum ao repertório de Cacaso, está na belíssima Dito e feito e na divertida Deixa o barraco rolar, também com participação da cantora na composição.

Com Sueli Costa Cacaso escreveu um de seus maiores clássicos, Dentro de mim mora um anjo. Essa música não entrou na seleção de Rosa Emília, que optou por outras quatro criações da dupla: Agradecer, Eu te amo, Dona Doninha e a faixa-título Álbum de retratos, as três últimas com participação da autora ao piano. Passam ainda belos momentos como o incrível Filó Machado em Perfume de cebola e Sérgio Santos em Fazendeiro do mar. Todos compositores que habitam o universo criativo de Cacaso, que ainda tem parcerias com Djavan, Tom Jobim, Edu Lobo, Francis Hime entre outros.

Pregando as canções como fotos em um muro de recordações, Rosa Emília faz um álbum afetivo para Cacaso. Entre amigos e parceiros, a obra musical do poeta é vista por um viés íntimo e intimista, como nasceram as músicas. Rosa Emília despe os arranjos em busca do essencial em um disco que traz a presença de Cacaso e mais uma vez comprova a importância de sua poesia.

+ conteúdo relacionado
comente aqui    comente aqui
BUSCA    BUSCA: Rosa Emília
BUSCA    BUSCA: Cacaso
 Visite o perfil na comunidade MPB.comrosaemilia
Rosa_Emilia


matéria anterior:
  • Toquinho encontra MPB4 e celebra história
    ÚLTIMOS LANÇAMENTOS