Décio Gioielli recria Caetano Veloso na kalimba
Músico apresenta seleção cuidadosa em título da série MPBaby

O músico Décio Gioielli explora o delicioso som de kalimbas para reler a obra de Caetano Veloso. O álbum é mais recente título da série MPBaby, que a gravadora paulistana MCD criou com obras de grandes astros em releituras infantis.

Entretanto o álbum dedicado a Caetano Veloso pode interessar também aos pais, não só pela inusitada idéia de releituras na kalimba solo como também na seleção de repertório, que foge do óbvio. O disco inclui grandes sucessos mas também surpreende com músicas menos conhecidas.

Claro que Décio passa por inevitáveis O leãozinho e Baby, lembranças imediatas. Mas o repertório ousa quando mistura a elas as canções de exílio como Irene e London London. Despidas de seu teor político as melodias ganham o ar infantil com cara de canção de ninar. O amor de Paula e Bebeto e o grito ecológico de Terra se encontram em um universo lúdico que oferece para bebês o contato com as melodias do compositor. Fugindo do aspecto de coletânea, Décio abre o disco com Canto do povo de um lugar e fecha com Um tom. O cuidadoso encarte traz as letras das músicas e informações de ano e do álbum em que foram lançadas.

Para recriar as músicas Décio se vale de mais de 15 tipos diferentes de kalimba, instrumento de percussão africano. Como é um instrumento limitado às sete notas da escala musical, Décio buscou em tipos diferentes de kalimba os timbres ideais para recriar as músicas com mais recursos harmônicos. Pesquisador, Décio tem dois CDs lançados, atua como músico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo além de ser contador de histórias.

O resultado é interessante, experiência rica que pais atentos e cuidadosos podem oferecer para a criação de seus filhos. Em contato com música de verdade, ao invés do tradicional lixo oferecido para os pequenos pela grande mídia, as crianças podem ser estimuladas a conhecer um universo menos descartável e de maior valor.

Como a kalimba soa como uma caixinha de música, as releituras para a obra de Caetano Veloso se tornam instigantes para pais e filhos. Uma deliciosa viagem lúdica por sucessos do compositor.

Compartilhe: envie link pelo Twitter envie link pelo MySpace envie link pelo Facebook envie link por e-mail

 
+ conteúdo relacionado
comente aqui    comente aqui
BUSCA    BUSCA: Décio Gioielli

matéria anterior:
  • Boa música na órbita de Ana Clara Horta
  • ÚLTIMOS LANÇAMENTOS