Claudia volta ao disco com raras de Caetano
Álbum reúne músicas menos conhecidas da obra do compositor

Sem gravar há mais de uma década, a cantora Claudia (que andou assinando Claudya nos anos 90) volta ao disco com o álbum Senhor do tempo - canções raras de Caetano Veloso. Idealizado pelo DJ Zé Pedro para seu selo Jóia Moderna, o trabalho tem produção de Thiago Marques Luiz e repertório cuidadosamente pesquisado e escolhido entre os dois para a voz dela.

O conceito esbarra no excelente Cantando Caetano, que Vânia Bastos lançou em 1992 misturando hits com canções menos conhecidas do compositor. Mas os dois projetos só encontram uma música em comum, Louco por você. O ponto de interseção deixa claro que são duas obras de abordagem diferentes, apesar de versar pelo mesmo assunto.

Como promete o subtítulo trata-se de uma homenagem que busca descobrir algumas músicas do vasto lado B de Caetano Veloso, revelando a beleza do desconhecido. Sem ser radical, Claudia passa por duas músicas bem conhecidas. Parceria com João Donato e Ronaldo Bastos, Naquela estação foi o primeiro sucesso do disco de estreia de Adriana Calcanhotto em 1990. Já Menino Deus foi hit do grupo A Cor do Som em 1982. Mesmo nessas músicas já marcadas, Claudia consegue impor novo brilho com sua interpretação única.

Mas Claudia confirma o título buscando Maria Maria, parceria com Capinam em 1968, para abrir seu disco. Ou ainda Duas manhãs, gravada por Vanusa em 1977 - curiosamente em álbum também relançado pelo selo. Da década de 80 passa pelo luto paterno de José em uma breve versão em que seu canto faz par apenas com o baixo de Renato Loyola. Da safra mais recente aparece Senhor do tempo, composta com Milton Nascimento para a trilha sonora do filme O coronel e o lobisomem em 2005. Dessa mesma parceria vem um dos melhores momentos do álbum, As várias pontas de uma estrela, lançada por Milton em 1982.

Claudia, que na década de 70 fez sucesso com gravações de Esse cara e Como dois e dois, põe seu canto em pérolas descobertas entre dezenas de hits do caminho mais fácil. Pesquisadores apaixonados pela música brasileira, Zé Pedro e Thiago Marques Luiz roteirizam esse álbum de achados que já é antológico tanto por jogar luz nesse repertório quanto por trazer de volta a voz de Claudia, jóia eterna e necessária.

Compartilhe: envie link pelo Twitter envie link pelo MySpace envie link pelo Facebook envie link por e-mail

 
+ conteúdo relacionado
comente aqui    comente aqui
BUSCA    BUSCA: Claudia

matéria anterior:
  • Site Ziriguidum estreia seu programa de TV na web
  • ÚLTIMOS LANÇAMENTOS