MPB4 tem três discos reunidos em caixa
Álbuns lançados entre 1975 e 1980 mostram importância do grupo

Três importantes títulos da discografia do grupo vocal MPB4 ganham edição luxuosa na caixa Três tons, editado pela Universal Music. Com seleção de títulos e textos do pesquisador Thiago Marques Luiz, a coleção foca a obra do grupo entre 1975 e 1980. Comemorando 50 anos de carreira em 2016, o grupo tem esses discos editados pela primeira vez em CD.

A coleção pega uma grande época do grupo. O primeiro título é de 1975, quando o MPB4 comemorava uma década de atividade profissional. O álbum 10 anos depois tem faixas com arranjos de orquestra escritos por Wagner Tiso, além dos arranjos vocais de Magro - marca registrada e requintada do quarteto. As meninas do Quarteto em Cy - grupo vocal feminino que sempre esteve em sintonia com a carreira do MPB4 - participam em três músicas.

No ano seguinte veio o álbum Canto dos homens, segundo título da caixa. O álbum trazia composições recentes de Chico Buarque, Edu Lobo, Gonzaguinha e Ivan Lins. A dupla formada por João Bosco e Aldir Blanc tem três gravações: Bola ou búlica, O ronco da cuíca e Foi-se o que era doce. A curiosidade fica por conta da participação de Milton Nascimento tocando violão em Moreno, parceria dele com Fernando Brant. No encarte a participação é assinada por Catubi para evitar problemas com liberação de gravadora (Milton era contratado da EMI).

Fechando a caixa, o MPB4 abre a década de 80 com Vira virou. O disco marcava a estreia do grupo na recém formada gravadora Ariola - depois de 15 anos na Philips. O som vinha modernizado pela participação de jovens músicos - e ganhou as rádios com A lua, Olhar de cobra e a faixa título - até hoje marcada pela gravação do grupo. O álbum lançou a inédita Bilhete com arranjos de Ivan Lins (parcerido de Vitor Martins na composição). A música faria sucesso dois anos depois com Fafá de Belém.

O MPB4 tem uma história muito bonita na música brasileira, desde a parceria com Chico Buarque na época dos festivais, até os dias de hoje resistindo bravamente mantendo o ótimo nível musical. Os três discos da caixa servem de aperitivo para uma discografia que merece ser revista e mais ouvida.

Compartilhe: envie link pelo Twitter envie link pelo MySpace envie link pelo Facebook envie link por e-mail

 
+ conteúdo relacionado
site: www.mpb4.com.br


MPB4: 50 anos - O Sonho, a vida, a roda viva
Dias: 2, 9, 16, 23 e 30 (quintas) de junho de 2016, 19h30
Teatro Serrador
Rua Senador Dantas , 13
Centro - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2220-5033