Sciam


Clique e assine Sciam
Multimídia

A versatilidade do carbono

A versatilidade do carbono
Faça-você-mesmo grafeno: como fazer camadas de carbono da espessura de um átomo com fita adesiva

Por JR Minkel

Grafeno, o mais novo e incrível material da ciência, é surpreendentemente fácil de produzir. JR Minkel explora como fazer a nova substância, o que é discutido em detalhes no artigo A versatilidade do carbono, por Andre K. Geim e Philip Kim, na edição nº 72 da Scientific American Brasil.

Grafeno, um dos mais promissores materiais a ser desenvolvido nas últimas décadas, não é grande coisa de se olhar. O que não é de espantar. Pesquisadores descobriram o grafeno, ou lâminas de carbono da espessura de um átomo, descascando mecanicamente camadas cada vez mais finas de grafite bruto, a mesma substância encontrada num lápis.

Apesar dos esforços para desenvolver aplicações práticas para o grafeno e explorar suas propriedades físicas exóticas em funcionamento em suas duas dimensões, obter uma amostra aproveitável ainda é mais arte do que ciência, como a Scientific American descobriu em uma tarde de inverno úmida de neve derretida no laboratório da Columbia University de Philip Kim, um de nossos co-autores e líder na área. O então pós-doutorando Pablo Jarillo-Herrero (atualmente professor assistente de física no Massachusetts Institute of Technology) separou um tempo para nos mostrar como os pesquisadores preparam o grafeno para estudo.
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.