Sciam


Clique e assine Sciam
Multimídia

Informação radiante

Informação radiante
Apesar de serem incontáveis os prazeres e horrores que a visão humana nos oferece, existe um único modo de coletar informações sobre a vida: as células da retina registram fótons de luz e o cérebro interpreta as imagens. Quanto às estruturas minúsculas que escapam à compreensão do olho, impossíveis de serem detectadas por refletir uma quantidade insuficiente de fótons, a solução é o microscópio. As imagem apresentadas aqui, consagradas na edição de 2007 da competição Olympus BioScapes Digital Imaging, representam o que há de melhor em pesquisas biológicas com microscópios ópticos, tanto por mérito técnico como estético.

Chame de renascimento ou chame de revolução, mas o campo da microscopia óptica está em pleno desenvolvimento. As paletas de luz se diversificam à medida que se desenvolvem novos marcadores fluorescentes e novas técnicas genéticas para incorporá-las em amostras, abrindo caminho para o descobrimento. Por exemplo, os pesquisadores responsáveis pela imagem vencedora neste ano usaram uma nova técnica chamada brainbow – uma fusão das palavras (brain) cérebro e (rainbow) arco-íris em inglês –, para definir com cores distintas os neurônios de um camundongo sob o microscópio. Esse método permitiu traçar axônios individuais ao longo da vertiginosa malha neural e mapear as ramificações do cérebro de modo até então impossível com técnicas de imagem antigas. A precisão das ferramentas também tem evoluído. Já é possível identificar proteínas isoladas para observar o deslocamento de uma molécula e testemunhar ao vivo os detalhes infinitesimais da divisão e da diferenciação celular.

Microscopistas podem pintar com rapidez e com largas pinceladas de luz para capturar eventos efêmeros ou, lentamente, com pinceladas de luz delicadas para observar um sopro de vida em um detalhe esplendoroso. A capacidade de enxergar até a menor das estruturas biológicas com uma variedade de técnicas e de gerenciar quantidades massivas de resultados é capaz de produzir um portfólio da vida fascinante e intimista – acessível a todos e profundamente significativo para aqueles que admiram seus detalhes.
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.