Sciam
Clique e assine Sciam
Notícias

Primeira noite de festival de divulgação científica tem palestras sobre exploração espacial e Stephen Hawking

Festival Pint of Science acontece no Brasil e em mais 20 países

Carolina Marcheti
Da esquerda para a direita: Salvador Nogueira, André Jorge de Oliveira, Pablo Nogueira e Juliane Duarte.

Teve início ontem a edição de 2018 do Pint of Science, festival internacional que transforma bares em espaços de divulgação científica. Realizado simultaneamente em 21 países, o Pint of Science ocorre no Brasil desde 2016, e este ano terá atividades em 56 cidades.  

Na noite de ontem, o bar Café Journal, em São Paulo, recebeu a palestra “Jornalismo científico: física e astronomia”. A mesa contou com a presença do colunista da Folha de São Paulo e da Scientific American Brasil Salvador Nogueira, do repórter da revista Galileu André Jorge de Oliveira e da assessora de comunicação do ICB-USP Juliana Duarte. O encontro  teve como mediador o editor da Scientific American Brasil, Pablo Nogueira.

Salvador Nogueira abordou a trajetória do recentemente falecido físico inglês Stephen Hawking, tentando desvendar as origens de sua reputação como figura pop. André Oliveira apresentou as mais recentes iniciativas privadas para dar um novo gás à exploração espacial e Juliane Duarte tratou dos desafios de quem trabalha com divulgação científica no interior da Universidade brasileira.

Na plateia, um público diverso, que incluía estudantes, professores, e apaixonados por ciência em geral. É o caso do bancário Cassio Gomes de Oliveira, 39, “Conheci o Pint of Science no ano passado. Neste ano me programei para os 3 dias de evento. Gosto de astronomia e conheço os livros e o blog do Salvador Nogueira. Sei que não vou aprender mais numa palestra do que lendo um livro, mas eventos assim conseguem fazer você interagir mais com o cientista ou com o jornalista. Isso para mim é o que vale mais."

O Pint of Science continua hoje, 16 e amanhã, 17. Confira a programação nacional aqui.

Carolina Marcheti

Para assinar a revista Scientific American Brasil e ter acesso a mais conteúdo, visite: http://bit.ly/1N7apWq