a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
samu no celular
12.Agosto.2017

Samu sugere contato para emergências

explicando que a equipe das ambulâncias do Samu 192 têm encontrado dificuldade para localizar parentes das vítimas de acidente nas ruas de Itabuna. Algumas têm um celular, mas os socorristas não sabem qual o número da família.

Por isso, a equipe sugere que os usuários acrescentem, na sua lista de contatos, o número da pessoa a ser chamada em caso de emergência, seja um parente, amigo ou até empregador, identificando o contato como “AA Emergência”.

O coordenador Fábio Santana explica que as letras “AA” sempre aparecerão em primeiro lugar na lista de contatos, o que facilitará o contato imediato com a família num caso de uma emergência. O sistema já vem sendo usado em outras regiões do país e outros países, como a Espanha.

400 por mês

Atualmente o Samu recebe uma média de 30 a 40 chamados por dia e até 400 ligações por mês, mas muitas são para obter vários tipos de informação, sem exigir o envio de uma ambulância para tratar de alguma emergência.

Os trotes continuam existindo em Itabuna, como sempre existiram, mas em menor escala. “As ligações de trotes tem caindo consideravelmente desde o ano passado, quando implantamos o sistema de monitoramento telefônico”.

Das cerca das 12 mil ligações que o Samu recebia anualmente, pelo menos 8 mil eram trotes. O número caiu em cerca de 80% e a pretensão é reduzir ainda mais, a partir de um trabalho educativo batizado de Samu nas Escolas.

É um projeto de conscientização que tem dado bons resultados junto aos alunos das escolas públicas, que se tornam agentes multiplicadores da informação.



 

terreno na bahia