a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
nova cnh
9.Dezembro.2017

Nova CNH será cartão com chip e dados

do condutor, reunidos para dar praticidade ao documento. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai adotar o formato de cartão de plástico com microchip até 2019, de acordo com uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Os órgãos e entidades executivas de trânsito do país têm até o dia 1º de janeiro de 2019 para adequar os procedimentos à adoção do novo modelo de CNH. Os motoristas que tiverem o documento ainda dentro da validade em papel não precisarão fazer a troca.

Ela só ocorrerá no momento de renovação. O valor das emissões ainda será definido pelos Detrans dos Estados e do Distrito Federal. De acordo com o órgão, a atualização reduzirá as chances de fraude e terá integração com outros países.

O cartão se assemelha a um cartão de crédito convencional, com chip que possibilita a inserção de dados dos condutores e amplia as formas de utilização do documento. Segundo o Denatran, que fará o controle do acesso aos dados, não há risco de leitura ilegal.

Vários serviços

Entre as alternativas para uso do novo documento estão o pagamento de pedágio e transporte público, o controle de acesso a prédios e universidades e a identificação biométrica, que poderá usar as digitais contidas no chip para validação de identidade em bancos e serviços públicos, por exemplo.

No verso do cartão, há uma imagem de segurança e um gráfico mostrando, de forma fácil, para que categorias o condutor está habilitado e a data para a renovação, com espaço para observações e informações complementares. Na frente aparecem também o RG e CPF.

Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a nova CNH será benéfica para todos, uma vez que proporcionará maior segurança e possibilitará integração com outros países. “Buscamos a modernização, inovação como muitos países já adotaram para aumentar a segurança”.



 

terreno na bahia