a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
seguranca
18.Fevereiro.2017

Agente dá conselhos sobre a segurança

pessoal durante palestra para um condomínio em Salvador. Ele afirma que a sobrevivência depende 90% de prevenção, 5% de reação e 5% de sorte. Para se prevenir no dia a dia, o agente começa pelo uso do vidro fumê ou Insulfilme. Evita que o bandido veja quem está no carro.

Quando estiver em baixa velocidade ou for parar, no semáforo, por exemplo, redobre a atenção. Pare deixando espaço para acelerar e sair dali se algo suspeito acontecer. Quando o sinal estiver fechando, é melhor ficar alguns carros atrás. “Os primeiros são os principais alvos”.

Usar o celular dentro do carro para ver Facebook ou WhatsApp, além de perigoso na direção, é pedir para ser assaltado. Se for abordado, ainda pode reagir com o susto e ser morto por causa da reação, que sempre assusta o bandido.

Usando o carro

Ao chegar em casa, espere no meio da rua, paralelo ao portão, até ele abrir por completo. Assim você tem espaço para escapar. Nunca fique em um carro estacionado nem deixe nada à vista dentro do veículo ao estacionar. Coloque no porta-malas ou no porta-luvas.

Se o carro tiver uma pane. Tranque e abandone. O agente da federal alerta que “carro não é um abrigo, é um alvo”. Não ponha adesivos de identificação no carro e quando sair de um estacionamento, saia logo, parando mais adiante para colocar o cinto, ajeitar coisas, arrumar crianças, etc.

Se alguém estiver seguindo seu carro, não deixa espaço na lateral para ele te ultrapassar. Enquanto estiver na frente, você tem o controle. Se ele passar à frente, pode fechar seu carro ou te forçar a estacionar. Preste sempre atenção ao carro que está atrás, para ver se está sendo seguido.

Sozinho na rua

Numa troca de tiros, não deite no chão. Busque abrigo, fique de cócoras, coloque o que estiver disponível na sua frente. Mesmo que uma bala atravesse, o impacto será menor. Lembre-se que o bandido sempre escolhe a vítima mais fácil.

Se estiver indo na direção de alguém suspeito, dê meia volta e fale ou ria alto para chamar a atenção dos outros. Se for abordado, peça calma só uma vez e fique quieto. Não vá em lugares vazios ou escuros. Saque dinheiro em caixas eletrônicos apenas de dia.

Abordado, se estiver numa área exposta, fique nela. Não aceite ir para um lugar mais remoto. Melhor tomar um tiro no meio da rua que num beco escuro onde não haverá socorro. O bandido quer facilitar para ele. Se sentir que ele vai atirar, decida se vai reagir ou não.