a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
ubs sao miguel
18.Fevereiro.2017

Ex-gestor responde a nota da Prefeitura

sobre a UBS do bairro São Miguel, em Ilhéus, divulgada no dia 15, falando em problemas estruturais. Os ex-secretários de Infraestrutura, Derneval Furtunato, e de Saúde, Antonio Ocké, afirmam que a construção seguiu todas as normas técnicas e o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Saúde.

A unidade teve as obras finalizadas no dia 28 de dezembro e foi inaugurada no dia 30. Após a entrega, toda a estrutura foi vistoriada e a mobília já estava separada no almoxarifado. Os ex-secretários observam que, depois de quase dois meses, a responsabilidade é da construtora.

“Caso a unidade apresente problemas físicos, cabe à empresa responsável pelo serviço a manutenção da estrutura, fazendo valer a garantia de obra”. Eles também rebatem a alegação de falta de funcionários arendendo na UBS.

“O corpo profissional incluía, até dezembro, um ginecologista que também era clínico, enfermeira, técnica de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais”. Por fim, reafirmam que a unidade foi entregue em plenas condições de funcionamento.

As alegações

Apesar de falar em abandono e falta de condições, a nota da Prefeitura de Ilhéus trazia apenas uma foto externa do posto, que aparentemente está em boas condições. Se havia um cenário de abandono na parte interna, por que não enviaram fotos dele?

São perguntas que a imprensa independente precisa fazer. A nota da Prefeitura dizia que encontrou o local sem segurança nem atendimento clínico, com deficiência no sistema elétrico e com mobiliário inadequado.

Falava em “quadro desanimador”, fossa sanitária aberta, computadores não instalados, atendimento só de ginecologia, “cujo médico realiza somente a leitura dos resultados preventivos”. E que a obra “não reúne condições mínimas necessárias para o atendimento à população”.