a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
restinga
21.Janeiro.2017

MPF proíbe a prefeitura de limpar as praias

de Ilhéus como já havia feito na gestão de Jabes Ribeiro em relação à praia da avenida Soares Lopes. O Ministério Público Federal mandou suspender a limpeza da Praia do Malhado, que estava sendo realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Ilhéus.

O órgão usa a mesma alegação anterior, de que trata-se de uma área de ‘restinga’, vegetação sob proteção ambiental, conforme Código Florestal, recomendando a suspensão imediata dos trabalhos para “não causar prejuízos ao ecossistema”.

Não é a primeira vez que o MPF tenta impedir a limpeza. O ex-prefeito Jabes Ribeiro enfrentou a mesma situação com o MPF, que queria impedir a limpeza da praia da avenida. Depois de 50 dias ele retomou o serviço.

Não é restinga

O problema é que o MPF ignora o que é, de fato, uma restinga, confundindo mato e baronesas com a vegetação de restinga (foto), que não existe nas praias centrais de Ilhéus. A operação de limpeza visava preparar a praia para receber nativos e turistas na festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro.

A Prefeitura de Ilhéus pedirá audiência no MPF para tentar reverter a decisão do órgão. No caso anterior, o MPF se negou a retirar a proibição. Depois de 50 dias com os trabalhos paralizados, o então prefieto Jabes Ribeiro, decidiu retomar o serviço mesmo sem a anuência do MPF.

O secretário Jorge Cunha lembra que “a área que limpamos não tinha restinga. Retiramos baronesas trazidas pelos rios, lixo, entulho e espécies vegetais exóticas, como braquiária decumbens e capim sempre verde”.