a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
rotary club itabuna sul
24.Junho.2017

RC Itabuna Sul faz projeto para nascentes

e rios no sul da Bahia, em parceria com o Instituto Biofábrica de Cacau e a Ceplac. O Rotary Clube Itabuna Sul lançou o projeto Projeto Recuperação de Nascente na Fazenda Lavoisier da Colossal, próxima ao bairro Nova Ferradas, em Itabuna.

A ação marca a ampliação das ações do clube de serviço, que pretende incentivar agropecuaristas e a população a plantar árvores frutíferas e essências florestais da mata atlântica, principalmente nas margens de nascentes, rios e em áreas degradadas.

A presidente do RC Itabuna Sul, France Torres, conta que o projeto sinaliza o ingresso do clube nas ações voltados ao meio ambiente e ao saneamento básico, depois de inúmeras atividades dedicadas à área social. “Vamos estimular programas e projetos de recuperação de nascentes e mananciais”.

Ela lembra que o Sul da Bahia sofreu uma seca de um ano e meio, com graves consequências para o abastecimento, a produção hortigranjeira e agropecuária. “No médio e longo prazos o replantio de árvores pode minimizar os efeitos da estiagem”.

Antes de lançar o projeto, o Rotary promoveu palestra com o engenheiro florestal da Ceplac Dan Lobão, sobre sistemas agrossilvipastoris. O pesquisador desenvolve o programa Sistema Mais Sustentável (SMS), que prevê a recuperação de recursos hídricos e da vegetação.

Recuperação

Na fazenda Lavoisier da Colossal, no fundo do matadouro municipal da Afrisul, por exemplo, está em andamento um projeto silvipastoril. O pecuarista Marcos Soares, com os sócios da Afrisul, deseja que áreas de matas replantadas se juntem à pastaria.

“A recuperação de nascentes e a tecnologia é o que mais interessa, já que desejamos compartilhar o aprendizado com agropecuaristas regionais. Acredito haverá substancial melhora na nutrição animal, com mais ganho no manejo do rebanho pelo produtor”.

No lançamento foram plantadas 40 mudas de árvores frutíferas como Cupuaçu, Cajá, Pitanga e Abacate, e essências florestais da mata atlântica como Ipê Amarelo, Guanandi, Jacarandá da Bahia, Sibipiruna, Terminália, Cedro e Sapucaia.

“A maioria das espécies arbóreas plantadas neste início do projeto tem função econômica, social, ecológica e ambiental”, justifica o técnico do Cepec Evaldo Batista, acrescentando que a iniciativa do Rotary Clube Itabuna Sul deve ser apoiada por outras instituições.

 

terreno na bahia