a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
ticomia
17.Junho.2017

Forró Ticomia faz 30 anos com 8 bandas

mantendo seu título de maior festa de camisa do São João da Bahia. No dia 24 de junho, a partir do meio-dia, a Fazenda Eldorado, a 4 km de Ibicuí, abrirá seus portões para celebrar a história de três décadas do Ticomia, incluindo a banda que toca nele desde o início, Lordão.

Além da banda itabunense, as atrações deste ano são Saia Rodada, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Gabriel Diniz, Luan Estilizado e a invasão indevida das duplas sertanejas Maiara & Maraísa e César Menotti & Fabiano.

Este é o maior número de atrações registrado na história do evento, que terá 12 horas de shows de grande qualidade, além de bebidas e comidas típicas “all inclusive”, mais “porco no rolete”, churrasco, queijo coalho, acarajé e abará, crepe, beiju de tapioca com recheios, entre outras delícias.

A vila cenográfica, no lado oposto dos palcos, neste ano foi calçada com paralelepípedo. Ela mantém o charme das casinhas de taipa que servem doces típicos e da bodega com licor, cachaça pura e com ervas, tira-gostos de charque, mortadela, rapadura e bacalhau.

Tico História

A festa começou em 1987, quando um grupo de estudantes de Agronomia e Veterinária da UFBA passava férias em Ibicuí e resolveu criar o que seria o Bloco Ticomia, com os amigos locais. A partir daí, o evento deu certo e se tornou o ponto alto do São João de Ibicuí.

O produtor Lourival Dourado Filho, “Douradinho”, lembra que o Ticomia tem o compromisso de valorizar o forró e as raízes nordestinas. E que a festa surgiu com a intenção de manter a tradição junina e evitar que outros ritmos, como o ‘fricote’, na época, invadissem o São João na Bahia.

Mas, se impediu a entrada do “fricote” de Luiz Caldas e do axé no passado, neste ano Douradinho promoveu outra invasão indevida na tradição junina, contratando duas duplas do gênero sertanejo, que nada tem a ver com a Bahia e muito menos com o São João.

Mesmo assim, o Ticomia de Douradinho é a principal festa de São João do interior, seja pela qualidade geral, pelas atrações ou pela dedicação com que é feita.

 

terreno na bahia