a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
escola california
20.Maio.2017

Prefeito manda fechar duas escolas

de Itabuna depois de ter criticado o antecessor Claudevane Leite, que fechou 10 unidades que estava ociosas, sem alunos suficientes para formar turmas. Durante a campanha eleitoral de 2016, o atual prefeito, Fernando Gomes, dizia que fechar escolas “é crime” e “má gestão”.

Itabuna já enfrentava, na época, este problemada falta de alunos, que se repetiu por toda a Bahia, com o fechamento de muitas escolas municipais e estaduais. Vane explicou isso várias vezes, mas os eleitores ignoraram a justificativa.

Agora, o mesmo prefeito que chamava de “crime” o fechamento de escolas, ordenou o de duas unidades que serviam a bairros carentes. A explicação dada pela prefeitura foi a mesma do antecessor, a baixa demanda por vagas e impossibilidade de formar turmas.

Isso inviabilizou a continuidade do funcionamento das duas escolas, por causa das regras estipuladas pela Portaria de Matriculas nº 003/2017 para a formação de turmas nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

As escolas

A Secretaria da Educação vai fechar a Escola Municipal Califórnia e a Escola Comunitária Santa Inês. Os alunos da Escola Califórnia foram transferidos para a Escola Municipal 28 de Julho, que fica no mesmo bairro, próximo à praça.

Já os alunos da Escola Comunitária Santa Inês foram transferidos para o Grupo Escolar Amélio Cordier, no mesmo bairro. A nota emitida pela SEC afirma que os imóveis onde funcionavam as escolas fechadas eram espaços alugados pelo município.

Os contratos previam que, por necessidade de interesse público, o contrato poderia ser extinto, com aviso prévio ao proprietário de 30 dias.