a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
rinite alergica
27.Maio.2017

Maneira de limpar a casa ajuda contra rinite

- doença que é agravada no outono e inverno, segundo a diretora da rede de limpezas House Shine, Lilian Esteves. Ela explica que a rinite é uma doença crônica que afeta em torno de 10% dos adultos e até 20% das crianças em escala mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“No Brasil, cerca de 10% da população apresenta sintomas de asma e quase 30% de rinite. Estima-se que até 2020, cerca de 40% de toda população apresente doença e alergia respiratória. Esses problemas estão ligados a pólen, pelos de animais, poeira doméstica e, principalmente, a ácaros”.

Os ácaros se desenvolvem em ambientes úmidos e escuros e estão presentes em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas. Para evitar que a rinite se agrave no outono, Lilian oferece algumas dicas.

Cuidado na hora de varrer, porque a vassoura tende a colocar em suspensão as partículas de pó. Dê prioridade para panos úmidos e aspirador de pó. Tenha atenção com tapetes, cortinas e bichos de pelúcia, tudo o que possa acumular poeira. Faça uma limpeza periódica desses itens.

Casa arejada

Mantenha sempre a casa arejada, com o ar circulando, evite ficar com as janelas fechadas por muito tempo. Use espanador com cuidado, pois ele também espalha o pó. É melhor usar um pano de microfibra úmido ao invés do espanador.

Muita atenção com o seu pet, que muitas vezes dormem sobre o sofá ou na cama. “O ideal é evitar essa prática mas, se optar por manter, lembre que soltam muitos pelos, por isso o ideal é forrar os móveis com lençóis ou colchas que possam ser removidas e lavadas”.

Como o guarda-roupa é um local fechado, as roupas de inverno que ficarão sem uso, após lavadas, devem ser armazenadas em embalagens fechadas a vácuo, principalmente as de lã, que costumam acumular pelos com mais facilidade.

Evite fumar dentro de casa. Além do hábito de causar diversos males a saúde, a fumaça pode contribuir para o agravamento de alergias e doenças respiratórias.