a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
contrabando
18.Março.2017

PF prende contrabandistas de cigarro

no sul da Bahia durante uma operação que teve como foco Ilhéus, onde um homem de prenome “Miro”, suspeito de comandar o contrabando de cigarro na região, foi levado pela Polícia Federal. Oito agentes fizeram busca e apreensão em uma casa do Jardim Savóia nas primeiras horas da quinta-feira.

A Operação Solana visa coibir os crimes de contrabando de cigarros e de lavagem de dinheiro praticados por uma quadrilha instalada no sul da Bahia. Cerca de 150 policiais federais cumpriram 11 mandados de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão.

As ações aconteceram em Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas, fruto de cerca de um ano de uma investigação que começou na prisão em flagrante de integrantes do grupo investigado, que transportavam os cigarros do Paraguai em veículos de passeio.

A partir dessas prisões, com o aprofundamento dos trabalhos, foram identificados os principais integrantes do grupo, que utilizavam inclusive carretas para contrabandear os cigarros. Também foi identificada uma grande quantidade de receptadores, que revendiam no comércio local.

Sonegação

Durante as investigações foram feitas diversas apreensões, totalizando mais de 1 milhão de maços de cigarros de várias marcas. Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, o cigarro representa quase 70% do contrabando no Brasil.

Somente com este produto deixam de ser arrecadados cerca de R$ 4,5 bilhões em impostos. O contrabando entra no país principalmente pela região de Foz do Iguaçu e é distribuído para todos os estados. O nome da operação é uma referência à família de plantas Solanaceae, do tabaco.

No dia seguinte à operação no sul da Bahi a Polícia Federal apreendeu, na madrugada de sexta, uma embarcação carregada com cerca de 60 caixas de cigarros do Paraguai. Os policiais estavam patrulhando o Lago de Itaipu quando viram um barco saindo do lado paraguaio.

Ao tentar fazer uma aproximação, o piloto fugiu, sendo seguido pelos policiais. A perseguição só terminou no Rio Paraná, já no município de Mundo Novo, quando os ocupantes da embarcação a abandonaram na Praia do Cascalho e fugiram a pé no mato. Não foram encontrados.

A embarcação e os cigarros foram apreendidos e levados para a sede do NEPOM em Guaíra/PR. Só neste mês, a PF já apreendeu cinco barcos com cigarros paraguaios.