a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
turismo sem deficiencia
20.Setembro.2017

5 destinos turísticos acessíveis para deficientes

que garantem diversão, lazer e muita alegria sem restrições. Em 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi criada para simbolizar os movimentos em prol da inclusão, cidadania e participação plena dessas pessoas na sociedade.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência no país. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) dispõe de diversos artigos que regulamentam a oferta de serviços, entretenimento, cultura e espaços acessíveis para pessoas com deficiência.

Viajar com independência e autonomia, portanto, é mais do que um desejo – é um direito. Confira cinco destinos turísticos acessíveis para pessoas com deficiência no Brasil:

Foz do Iguaçu (PR)

A cidade, localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, é reconhecida internacionalmente pelas belas e arrasadoras cataratas e pelos esportes radicais.

Também é uma região que investe de forma constante em acessibilidade, propiciando que pessoas com e sem deficiência possam desfrutar do melhor que Foz tem a oferecer.

Os pontos turísticos contam com passarelas acessíveis, inclusive na Garganta do Diabo, queda com maior fluxo d’água de Foz do Iguaçu, com 80 metros de altura. Quem gosta de esportes radicais, também pode fazer os saltos de paraquedas para pessoas com deficiência física.

São Paulo (SP)

Muitos dirão que a megalópole é repleta de obstáculos, calçadas quebradas e espaços acidentados e inacessíveis. De fato, a cidade paulistana tem muito a melhorar – sobretudo, quando se fala em acessibilidade arquitetônica.

Por outro lado, há uma considerável oferta de teatros, espaços culturais e museus com recursos de acessibilidade, tais como audiodescrição, libras, maquetes e pisos táteis, visitas guiadas e acesso a pessoas com deficiência física.

O Instituto Mara Gabrilli mantém o site Guia de Acessibilidade Cultural, que elenca mais de 200 espaços culturais acessíveis na cidade de São Paulo.

Bonito (MS)

A pacata cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, já foi considerada o melhor destino de ecoturismo no Brasil. Rios, cachoeiras, trilhas e cavernas fazem parte dos atrativos. Para que uma pessoa com deficiência possa aproveitar esses pontos turísticos, Bonito conta com diversos guias altamente capacitados.

Na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), há uma trilha acessível para cadeiras de roda, e o passeio também pode ser apreciado por pessoas com deficiência visual por meio do tato e da audição.

Salvador (BA)

A cidade soteropolitana é conhecida por ser muito agitada e calorosa. O Centro Histórico De Salvador possui uma rota de acessibilidade com rampas e ruas adaptadas, para que pessoas com e sem deficiência possam aproveitar e conhecer lado a lado o centro antigo e o famoso bairro Pelourinho.

Socorro (SP)

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 136 km de São Paulo, a cidade é o paraíso de acessibilidade para turistas com deficiência. Com sinalização tátil, cardápio em braile, rampas de acesso e atividades de aventura para variados tipos de deficiência, o município foi reconhecido e premiado internacionalmente pelas ações desenvolvidas.

Tirolesa, arvorismo, rapel, cavalgada e rafting são só algumas das atividades que podem ser realizadas por pessoas com deficiência com plena segurança e acessibilidade.



 

terreno na bahia